BA:Municípios em crise na saúde pública


A saúde pública na Bahia vem enfrentando dificuldades claras aos olhos da sociedade. Hospitais públicos, Santa Casa de Misericórdia e Postos de Saúde da Família com graves problemas financeiros. O resultado é o atraso dos salários dos funcionários, que em muitos casos também deixaram de receber o 13º. As consequências são as greves, a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos ou pior, o fechamento, mesmo que provisório, da ala de emergência.

Foi o que aconteceu em Nazaré das Farinhas na emergência da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Gonçalves Martins no último domingo, 23. Os portões foram mantidos fechados durante todo o dia. Quando os pacientes buscavam atendimento eram informados que a emergência estava lotada e que o único médico que estava no local não tinha condições de atender a todos os pacientes. Além do Hospital Gonçalves Martins, Nazaré conta também com um Hospital Dia. Porém, este atende apenas até as 18hs. O que aconteceria se naquele domingo à noite um ser humano que contasse apenas com serviço público de saúde precisasse de um atendimento de emergência?

Além da falta de médicos, equipamentos e leitos, os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré reclamam também dos salários atrasados há dois meses e do 13º de 2010 que ainda não foi pago. Situação semelhante acontece em Santo Antonio de Jesus. Devido ao atraso nos salários, funcionários com férias vencidas e não remuneradas e do não pagamento do 13º os servidores ameaçam entrar em greve.

Santo Antonio de Jesus ainda conta com o Hospital Regional, especializado em atendimentos de urgência e emergência, mas não é o suficiente para atender toda demanda de pacientes. Moradores de outras cidades da região, que também enfrentam dificuldades na saúde pública, procuram atendimento HRSAJ.

A Ilha de Itaparica também acompanha esta crise na saúde pública de Nazaré e Santo Antonio de Jesus. No caso de Itaparica são os Postos de Saúde da Família que enfrentam dificuldades. Faltam médicos, enfermeiros, dentistas e equipamentos de trabalho.

Daiane Dória
da redação do PORTAL INFOSAJ

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 26/01/2011, em Destaque Brasil, Política e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: