Política: Cabeças Brancas na história da Bahia


Mesmo considerando que eles “rezam cartilhas distintas”, e que há diferenças no estilo e nos métodos, o cientista político e professor-doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Paulo Fábio Dantas, considera equivalente o poder de influência atual do governador Jaques Wagner ao que tinha, na Bahia da década de 90, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães. “É uma prova de que o método autocrático e a finalidade hegemônica pode produzir poder tanto quanto o estilo negociador e conciliador”, analisou. Como exemplo, ele cita o fato de não haver notícias de partidos e grupos que se aglutinam, no mesmo nível, em torno de outro nome. Na avaliação do cientista político, além do resultado das eleições, vencidas em primeiro turno com 63,8% dos votos válidos, Wagner é hoje o único estrategista político do Estado capaz de aglutinar forças ao mesmo tempo como chefe do Executivo estadual e como líder político. “É surpreendente o grau de concentração de poder (de Wagner ) se se considerar o estilo político dele, de negociação como método e conciliação como fim. O estilo de ACM era vertical e autocrático. Diferentes caminhos políticos estão levando à mesma realidade de poder concentrado”, comparou.

Agência A TARDE

Caetano defende mudanças nos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Com a eleição do prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o PT e o governador Jaques Wagner ampliam a hegemonia política na Bahia. Nos últimos dois anos, quando foi capitaneada pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa,  Roberto Maia, do PMDB de Geddel Vieira Lima, a entidade se manteve como uma das últimas trincheiras oposicionistas do Estado.

Na próxima semana, no dia 2 de fevereiro, deverá ser confirmada a segunda reeleição do deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) para cumprir o terceiro mandato na presidência da Assembleia Legislativada Bahia.

Nos últimos quatro anos, Nilo manteve postura alinhada ao governador. E sua confirmação comocandidato único passou por uma negociação com o presidente e o líder do partido na Casa.

Preocupação – Nos bastidores, prefeitos manifestaram nesta quinta preocupação de que a UPB, presidida por um aliado do governador, possa servir  apenas aos interesses do governo. Para Roberto Maia, que passou o cargo para Caetano, o novo presidente da UPB deve ter a consciência que está representando os municípios.

“Continuo preocupado com a independência da instituição porque há conflito de interesses entre os municípios e o estado e não sei até que ponto ele vai defender com eficácia os municípios”, disse Maia.

Eleito com 289 dos 299 votos válidos (dez prefeitos votaram em branco), Luiz Caetano não vê problema no fato de ser do mesmo partido e ter forte ligação com o governador – a ponto de ter sido coordenador da campanha que reelegeu Wagner.

ACM NETO não dorme!

Neto aponta indício de falcatrua em Camaçari conforme Jornal Atarde, via Twitter

Neto aponta indício de falcatrua em Camaçari conforme Jornal Atarde, via Twitter e pede Explicação de Caetano atual presidente da UPB e apoiado por Jaques Wagner. Veja a Matéria referida abaixo:

No site de ACM Neto:

Jornal A Tarde aponta indício de falcatrua em Camaçari

Jan 26 |11:34

prefeitoluizcaetano

Ao ajuizar em 2009 uma ação civil pública que está tramitando na 1ª Vara das Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Camaçari, contra a prefeitura de Camaçari, questionando a legalidade de um contrato para a prestação de serviços de manutenção, recuperação e melhoramentos de praças e jardins do município, o eleitor Mário Silva Pereira permitiu a descoberta de indícios de um delito muito mais grave: a direção da empresa que consta como contratada para o serviço assegura que nunca fez obra ou recebeu um centavo da administração municipal. As informações são do jornal A Tarde.

Pereira questionava o fato de o valor do contrato da prefeitura com a empresa Santa Cruz Construções e Empreendimentos Ltda., com sede na cidade de Cruz das Almas, ter sido inicialmente de R$1,754 milhão, mas o município ter pagopelo serviçoR$5,639milhões. Indicou como réus no caso o prefeito Luiz Caetano (PT) e a direção da Santa Cruz

Enquanto o procurador-geral do município de Camaçari, José Orlando Rocha de Carvalho, apresentou um arrazoado para provar que o aumento no valor do contrato se justificaria pelo fato de se tratar de um “serviço continuado”, solicitando, por essa razão, o arquivamento do processo, o empresário Fredison Marques dos Anjos, representante da Santa Cruz Construções, contestou as acusações informando que “jamais solicitou sua inscrição no Cadastro de Serviços da prefeitura de Camaçari” e, portanto, nunca teria celebrado com o município “qualquer contrato para a execução das obras ou serviço de qualquer natureza”.

Fredison anexou à contestação farta documentação contábil que prova que nenhum recurso “de qualquer origem” foi depositado na conta bancária da Santa Cruz. E requer da Justiça o esclarecimento do fato, pedindo a responsabilização civil e criminal“ do representante legal ou ente público demandado, em razão da utilização indevida dos dados e nome da empresa”.

Na última audiência do processo que ocorreu no dia 25 de novembro de 2010, o Ministério Público admitiu haver indícios que justifiquem uma investigação sobre a existência ou não de “malversação da coisa pública e lesividade ao erário” e determinou o prosseguimento da ação. O juiz substituto Heitor Attayde quer esclarecer se houve ou não danos ao erário na execução das obras previstas no contrato.

“Com tudo isso és que sempre se renovará as cãns (Cabelos brancos) na Bahia” – Informe24horas

 

 

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 28/01/2011, em Destaque Brasil, Na Social, Política e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: