DEM elege ACM Neto como líder e impõe derrota a Kassab


Por 27 votos a 16, os deputados federais do DEM elegeram nesta segunda-feira o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) como líder da bancada, o que representa uma derrota para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que apoiava Eduardo Sciarra (PR). (Veja o vídeo ao fim da matéria)

O racha no DEM coloca em lados opostos dois grupos de caciques do partido.

O atual presidente, Rodrigo Maia (RJ), tenta manter seu grupo no comando da legenda na eleição marcada para março. O resultado o fortalece, já que ele apoiava ACM Neto. Também faz parte dessa ala o deputado Ronaldo Caiado (GO) e o senador José Agripino (RN), possível candidato do grupo à presidência da legenda.

Já a ala que saiu derrotada é comandada pelo ex-senador Jorge Bornhausen (SC) e por Kassab, que deve sair do partido rumo ao PMDB. Nesse grupo, também militam a senador Katia Abreu (TO), o ex-senador Marco Maciel (PE) e o ex-candidato a vice-presidente da República Indio da Costa (RJ).

Embora digam oficialmente que farão um gesto de reconciliação ao grupo derrotado hoje, os apoiadores de ACM Neto afirmam, nos bastidores, que o resultado é um fortíssimo indício de que derrotarão o grupo de Bornhausen-Kassab em março.

Durante os últimos dias, os dois lados fizeram intenso corpo a corpo em busca de apoio. Kassab chegou a rodar o país. ACM Neto, até poucas horas antes da reunião de hoje, se encontrava com possíveis apoiadores. O encontro com o último deles, o deputado Euler Cruvinel (GO), ocorreu no gabinete de José Agripino.

ACM Neto diz que pedirá Kassab no DEM, mas racha continua

Após derrotar a ala de Gilberto Kassab na noite desta segunda-feira (31), o novo líder da bancada do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), disse que pedirá ao prefeito de São Paulo que fique no partido.

Mas, nos bastidores, nenhum dos dois lados diz acreditar em acordo entre as alas que hoje se digladiam no DEM, o que deve levar Kassab a migrar para o PMDB.

“É fundamental que o Kassab fique no DEM. Estou disposto a conversar com ele e dar todas as condições para que ele fique no partido”, disse Neto, que derrotou o candidato do prefeito, Eduardo Sciarra (PR), por 27 votos a 16.

Logo após o resultado, aliados de Kassab disseram que não esperavam uma diferença tão elástica, o que pode precipitar a saída do prefeito.

Com isso, crescem as chances de o senador José Agripino (RN) ser eleito o novo presidente do partido, em março. Ele é apoiado por ACM Neto e pelo atual ocupante do cargo, Rodrigo Maia (RJ).

O resultado também foi classificado por demistas como uma derrota do ex-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB), afinado com a ala de Kassab. Já o grupo vencedor tem relação mais estreita com o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Também perde força no DEM o ex-senador Jorge Bornhausen (SC), um dos principais articuladores da tentativa de retirada de Rodrigo Maia da presidência da legenda.

Como sub-resultado da disputa de ontem, o deputado Tadeu Mudalen (SP) deve ser indicado pelo partido para a segunda-secretaria da Câmara. Cláudio Cajado (BA), do grupo Kassab-Bornhausen, também disputava a vaga.

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 31/01/2011, em Destaque Brasil, Política, Videos e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: