BAVI – Inesquecíveis na Visão de um tricolor


Domingo teremos mais um duelo entre rubro-negros e tricolores no Barradão. Bahia e Vitória se enfrentam num momento delicado para as duas equipes no início de temporada, com o Leão chegando com um pouco mais de tranquilidade, ou menos intranquilidade, digamos assim.

bavi_5x0

Foto: Valdir Argollo – Jornal A Tarde no livro Bahia: Esporte Clube Felicidade, de Nestor Mendes Junior

Vou publicar alguns posts sobre um dos maiores clássicos do Nordeste e no primeiro deles gostaria de abrir o baú da memória e listar três BaVis inesquecíveis. Uma vitória tricolor, um empate e uma derrota do Esquadrão.

Não foi exatamente fácil escolher uma vitória, já que foram muitas em 79 anos de confrontos entre os dois. O primeiro BaVi de verdade foi disputado em 1932, no dia 18 de setembro, e o tricolor meteu 3×0 no rubro-negro. Mas a rivalidade mesmo começou na década de 50. Vitórias como a sequencia espetacular de 9×4, 10×2 e 10×1 em 1939 poderiam ser listadas, mas é sacanagem com o time de Criquet e Remo que ainda insiste em jogar futebol.

VITÓRIA

Eu não vi esta vitória, mas não posso deixar de coloca-la aqui. Este jogo foi considerado “o BaVi do século”, quando o Bahia venceu por 1×0 suado em 1979 que garantiram o heptacampeonato tricolor. O Bahia tinha perdido os dois turnos e o Vitória tinha a vantagem de dois empates nas finais. O Bahia venceu o primeiro jogo de virada, empatou o segundo e forçou a realização do terceiro e decisivo combate. Com gol de Fito o Bahia conquistou o sétimo título seguido, coisa que o Vitorinha tenta alcançar até hoje.

bavi_setubal_79

Charge de Setubal, em 1979, revelava a fragilidade e a supremacia tricolor na época. Hoje em dia, é só trocar as posições pq o Bahia está implorando assim para ser campeão.

EMPATE

 

bavi_raudinei

O empate inesquecível, sem dúvida, foi o 1x1no dia 7 de agosto de 1994. O BaVi do Gol de Raudinei. O Bahia lutava pelo Bi-campeonato estadual. Perdeu os dois primeiros turnos e ganhou os outros dois. Decidiu o título contra o Vitória, num jogo em que precisava apenas empatar. A Fonte lotada, perfeita, e o Vitória abre o placar com Dão. O jogo se arrastou lentamente… o Bahia perdeu gols incríveis, inacreditáveis… a torcidinha dos vices comemorando, alguns torcedores do Bahia indo pra casa desolados, e Joel Santana, técnico tricolor, coloca Raudinei, número 15 em campo. Quem era Raudinei? Um matador de leões…Pois o sacaninha, aos 47 minutos do segundo tempo, numa jogada que começou nos pés do goleiro Jean, passou por Missinho, Advaldo e mais alguém, pegou a bola na entrada da área e chutou no canto direito de Roger.

Nem consegui ver o gol. Estava na Arquibancada Especial da Fonte, do lado do tricolor, claro, só que minha mãe já queria ir embora. Então ficamos perto do alambrado de cima, divisória da Cativa, onde só dava para ver o lado da defesa do Bahia. O silêncio repentino e a explosão da turma tricolor anunciaram que o milagre tinha acontecido. Na foto de Carlos Santana, do A Tarde, Raudinei com a camisa tricolor que o eternizou como herói do Bahia por causa de um lance.

DERROTA

https://i0.wp.com/globoesporte.globo.com/platb/files/971/2010/01/indio-02.jpgA derrota mais dura e emocionante foi um 6 a 5 para o Vitória, também na Fonte, em 2007. Eu já morava em São Paulo e acompanhei o jogo pelo rádio. Uma tortura. Eu achei que o jogo não ia acabar nunca, algo tipo: “vai a 10…”. E enquanto a galera da rádio ainda comentava o quinto gol do Bahia, aquela narração corrida, atropelada, interrompeu tudo e deu um banho de água fria nas minhas esperanças. Índio foi o grande herói do jogo lançando suas flechadas por todo o estádio 4 vezes.

OBS- Alguns torcedores do vice tentam comparar esse jogo ao do gol de Raudinei. Tentam se enganar, coitados. O gol do título aos 47, para um bi-campeonato com quase 100 mil pessoas nunca vai ser igualado. Nunca!

profile

Fábio Bito Teles

Jornalista, fotógrafo, estrategista e retirante! Baiano de Salvador mergulhado nas redes sociais e empenhado em salvar o mundo das cáries – work @ AgenciaClick
Anúncios

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 03/02/2011, em Esporte, Futebol e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: