Salvador – Policial militar é baleado em bairro que terá ‘UPP baiana’


Bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, vai receber uma 'UPP baiana' até o fim de 2011 (Foto: Glauco Araújo/G1)

O soldado Edvaldo Santos de Jesus, 40 anos, da Polícia Militar da Bahia, foi baleado na cabeça e no ombro, na noite desta segunda-feira (21), quando fazia policiamento no Bairro Nordeste da Amaralina, em Salvador. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado, onde pemanece internado. Ele perdeu a visão do olho direito e o estado de saúde é considerado estável.

O bairro onde o policial foi baleado vai abrigar, até o fim deste ano, a primeira Base Comunitária de Segurança, versão baiana para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que foram implementadas no Rio de Janeiro desde o ano passado. O mesmo modelo foi usado, em novembro de 2010, durante a ocupação do Complexo do Alemão.

Segundo o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, o Bairro Nordeste da Amaralina tem ação marcante de traficantes. De acordo com nota da Polícia Militar, três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento nos disparos efetuados contra o soldado nesta segunda-feira. Eles estariam em um carro com queixa de roubo.

Como vai funcionar a ‘UPP baiana’
Barbosa explicou que a parceria com o governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Pronasci, prevê a instalação de 164 UPPs baianas no estado. “Isso vai acontecer ao longo de quatro a cinco anos. Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, através dos bens sucedidos programas de segurança lá aplicados, como também os desenvolvidos na Colômbia e em São Paulo.”

O secretário da Bahia disse que, inicialmente, a instalação das UPPs baianas faz parte da necessidade de um programa de governo na área de segurança, o “Pacto pela vida”. “A política vai convergir as ações de segurança, de policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar, principalmente no que se refere ao policiamento comunitário. A presença será feita nas localidades mais vulneráveis ao trabalho de traficantes.”

Nordeste da Amaralina
A definição dos pontos onde serão instaladas a primeiras bases na Bahia foi feita através de um diagnóstico do departamento de inteligência da polícia baiana, principalmente no que se refere ao índice de homicídios e pontos onde atuam quadrilhas de tráfico de drogas em Salvador e na Bahia.

Segundo o secretário, o Bairro Nordeste da Amaralina se encaixa na estratégia de combate ao crime pelo alto índice de homicídios e bases permanentes de traficantes. “O segundo quesito é o que mais se enquadra com o Nordeste [da Amaralina].”

 

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 23/03/2011, em Política, Policial e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: