Twitter divulga identidade de utilizador acusado de difamação


O Twitter foi obrigado por um tribunal norte-americano a divulgar a identidade de um dos seus utilizadores, num caso de difamação que está decorrer no Reino Unido. A decisão está a causar alguma polémica no paísO polémico processo envolve os vereadores da Câmara Municipal de South Tyneside, no Reino Unido, e um conjunto de comentários publicados numa conta anónima da rede social, denominada Mr. Monkey.Na sequência do processo, onde o autor dos comentários é acusado de difamação, a autarquia resolveu pedir a um tribunal norte-americano obrigar o Twitter a divulgar a identidade do autor da conta.

De acordo com informação avançada pela BBC, o vereador independente Ahmed Khan, o principal suspeito de ser o Mr. Monkey, revelou ter sido contactado pelo Twitter, que disse ter sido obrigado a divulgar a informação sobre a sua identidade, mas nega a autoria dos comentários.

O visado adiantou à estação britânica que o Twitter divulgou à autarquia os dados de um total de cinco contas do serviço, duas das quais são da sua responsabilidade.

Ahmed Khan considera que toda esta situação é «orwelliana» e é uma violação dos seus direitos.

Vários especialistas citados pela BBC afirmam-se alarmados com a situação, pois argumentam que a revelação da identidade dos utilizadores do Twitter por parte da empresa abre um precedente grave.

O caso tem sido ainda mais badalado no Reino Unido, sobretudo depois de na semana passada Ryan Giggs ter apresentado uma queixa em tribunal para obrigar o Twitter a divulgar a identidade de todos os utilizadores do serviço que publicaram comentários sobre uma relação extra-conjugal envolvendo o futebolista.

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 30/05/2011, em Destaque Brasil, Mundo, Na Social, Policial, Tecnologia e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: