Itaú lidera lista das 25 marcas mais valiosas do Brasil


Reprodução Internet

Itaú, Bradesco, Petrobras, Branco do Brasil e Skol. Estas são, respectivamente, as marcas mais valiosas do país segundo ranking elaborado pela Interbrand, consultoria líder mundial em estratégia e identidade de marca. Juntas, estas companhias respondem por 75% do valor total das25 maiores marcas brasileiras, que é de R$ 92 bilhões.

Apesar de as primeiras colocadas terem um valor bem maior que as demais participantes, todas as companhias tiveram um aumento expressivo no valor de suas marcas (veja tabela abaixo). A nota de corte do levantamento subiu de R$ 87 milhões em 2009, para R$ 209 milhões em 2010. “Estamos vendo um reflexo claro do crescimento da economia e da maior preocupação dos gestores com suas marcas”, afirma Daniela Bianchi, diretora de estratégia da Interbrand.

A marca que teve maior aumento de valor em 2010 foi a Hering, com um aumento de 45% em relação a 2009. Depois de um trabalho bem-sucedido de reposicionamento, a marca fechou o ano passado valendo R$ 209 milhões.

Vale foi outro destaque. Com a forte crise de 2008, a empresa sequer apareceu na lista de 2009. Mas para recuperar posição, a mineradora investiu em uma forte campanha institucional, que a colocou na 8ª posição em 2010, com um valor de R$ 2,6 bilhões.

Também se destacaram algumas empresas varejistas. Extra, Casas Bahia, Pão de Açúcar e Ponto Frio apareceram pela primeira vez no ranking, mostrando que a consolidação desse setor vem impulsionando o valor das marcas.

Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo, que em 2009 não existia”, afirma Daniela.

O ranking da Interbrand leva em conta duas dimensões, a Força da Marca e o Papel da Marca. Força é a capacidade da marca de assegurar lucros futuros. Já o Papel, representa a influência no processo de compra.

A seguir, confira o ranking completo.

As 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2010
Marca Valor (em milhões de reais) crescimento em relação a 2009
Itaú 24.296 +18%
Bradesco 13.633 +10%
Petrobras 11.608 +7%
Banco do Brasil 11.309 +8%
Skol 7.277 +10%
Natura 5.666 +22%
Brahma 4.351 +21%
Vale 2.656 Não estava no ranking anterior
Antarctica 2.013 +15%
Vivo 1.700 +16%
Lojas Renner 835 +7%
Lojas Americanas 703 +17%
Embratel 619 -15%
Cielo 604 Estreia no ranking
Cyrela 587 +8%
Caixa Econômica Federal 563 Estreia no ranking
Oi 514 +8%
Banrisul 501 Estreia no ranking
Extra 496 +9%
Casas Bahia 447 -22%
Braskem 422 Estreia no ranking
Pão de Açúcar 389 Estreia no ranking
Net 323 +10%
Ponto Frio 232 Estreia no ranking
Hering 209 +45%
Fonte: Interbrand


Anúncios

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 09/06/2011, em Destaque Brasil, Economia & Negócios e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: