Fogueiras gigantes estão prontas para festas de São João


Foram utilizados 220 m³ de madeira na fogueira de 55 metros altura, em São João (PR). (Foto: Divulgação)
Para homenagear o santo que empresta o nome a cidade, São João, no Sudoeste do Paraná, a 419 km de Curitiba, constrói todos os anos uma fogueira gigante para a festa junina, que também comemora o aniversário do município. Em 2010, com 62,2 m, a fogueira de São João recebeu o título de recorde da mais alta do país, segundo o instituto de pesquisa e auditoria RankBrasil.

“A cada ano que São João completava, aumentava um metro a altura da fogueira. Quando soubemos que Jateí (MT) também tinha uma grande fogueira, resolvemos aumentar mais para competir. Em 2004, a nossa chegou a 36,5 m e a do Mato Grosso com 48 m. Em 2008, aumentamos para 50,8 m, mas eles ainda nos ganharam com 59,2 m. Então no ano passado, batemos o recorde da mais alta do Brasil”, explica o prefeito de São João, Clóvis Mateus Cocoloto.

Contudo, este ano a disputa ainda não está resolvida. “Por medida de segurança resolvemos diminuir o tamanho da fogueira e ela ficou com 55 m”, diz Clóvis. Se nenhuma outra cidade do Brasil registrar uma fogueira mais alta que a de 62,2 m, de São João, a cidade continua com o recorde.

Para levantar a estrutura que está pronta há mais de três semanas, foram necessários 40 dias e 12 trabalhadores. A festa de São João começa na próxima quarta-feira (22).

O município que tem pouco mais de 10.500 habitantes chega a receber até 34 mil pessoas em apenas em um dos dias de festa, segundo estimativas oficiais. Com celebrações religiosas, comidas típicas e shows musiciais as festividades seguem durante quatro dias. A queima da fogueira é realizada sempre na noite de sábado.

A madeira utilizada na montagem fogueira é de uma reserva de eucalipto que a própria Prefeitura de São João mantém. “Além disso, tudo o que recolhemos de poda de árvores, vamos guardando. Em média, são necessários 220 m³ de madeira [para a enorme fogueira]”, afirma o prefeito.
A meta para 2012 é que a fogueira paranaense de São João chegue aos 70 m de altura.

Se uma é pouco
Para festejar os três santos (Santo Antônio, São João Batista e São Pedro) do mês de junho, a paróquia São João Batista, em Cascavel, no Oeste do estado, constrói uma fogueira para cada um deles. A maior delas, este ano, tem 24 m e homenageia o padroeiro da igreja.

A fogueira de Santo Antônio tem 12 metros e a da São Pedro, 8 metros. Cada uma delas é acessa em um dia.

O tradicional evento é realizado há 33 anos em Cascavel e começa na quinta-feira (23) até o domingo (26). São esperadas mais de 25 mil para a festa.

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 22/06/2011, em Destaque Brasil e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: