Tem terrorista norueguês pertinho de nós


Anders Breivik, o celerado que fuzilou e detonou pelo menos 76 pessoas na Noruega, agiu sozinho – é o que tudo leva a crer – mas não está sozinho. Longe disso….

O manifesto de mais de mil páginas que ele vinha obsessivamente escrevendo – 2083, uma declaração de independência européia – não difere muito do que pensa, diz e escreve gente muito próxima de mim e de você. De motoristas de taxi a empoados articulistas de revista.

Veja bem: nos desprezíveis momentos que Breivik se refere ao Brasil – sim, ele se ocupa de nós – ele diz que não temos vocação para Primeiro Mundo porque somos um país de subraças e que a miscigenação explica a desigualdade social e “as altas taxas de corrupção” do Brasil.

É uma baboseira fascistóide que, no entanto, a gente lê com apavorante frequência em imponentes editoriais de jornalões ou em blogs tresloucados de revistas influentes. A ideia da superioridade moral e intelectual do Ocidente. O ódio a quem é diferente de nós: esquerdistas, gays, negros, ateus, índios e, puxando a fila, islamitas. A intolerância radical. A convicção de que há raças “melhores” e raças “piores” (quantas vezes a gente não ouviu/leu que nordestinos são inferiores; e os políticos nordestinos, então, nem dizer).

Breivik, não por acaso, ataca o multiculturalismo e propugna uma cruzada contra quem é e quem pensa diferente de nós.

É bom lembrar que quem pensava igual era Timothy McVeith, aquele miliciano de ultradireita que botou uma bomba num prédio público em Oklahoma City, matando 168 pessoas (dezenas de crianças) e ferindo outras 680, no maior atentado que os Estados Unidos sofreram antes do 11 de setembro.

Jornalistas que admiro, como o Elio Gaspari e o Fernando de Barros e Silva, acentuam os vínculos ideológicos do facínora de Oslo com a xenofobia anti-imigratória que sacode a Europa e que excita tantos grupelhos de extrema-direita pelo continente afora.

Mas seria bom, veja bem, que a gente começasse a monitorar os Breivik que vicejam, salivando de ódio doentio, à nossa volta. Eles são capazes de tudo.

Anúncios

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 28/07/2011, em Destaque Brasil, Mundo, Policial e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: