O invisível do Pônei Maldito – Crítica sobre o Pônei Maldito Nissan


Quantas coisas estão implícitas atrás de uma propaganda. Tudo bem que sou publicitária e isso me torna suspeita para falar, mas… a boa criação é capaz do inimaginável.

Há menos de um mês estive no Rio de Janeiro e visitei a exposição “A presença do Invisível” dos povos do Oiapoque, no Museu do Índio. A proposta é muito boa, falando dos espíritos que são tão presentes na vida dessas tribos quanto os seres de carne e osso, e nos faz ver como o que não pode ser visto é importante.

O mesmo acontece com a propaganda, aliás, com a boa propaganda. De maneira sutil ou até mesmo imperceptível à primeira vista. Esse invisível publicitário, podemos chamar de mensagem subliminar ou as famosas entrelinhas.

Uma propaganda carregada de entrelinhas é a nova da Nissan, a do Pônei Maldito. Claro que o foco principal é fixar a marca, causar lembrança, e não é preciso passar quatro ano estudando publicidade para perceber que esse objetivo foi alcançado, mas o que nem todo mundo conseguiu medir foi o grau de genialidade do pessoal de criação. Os invisíveis desse “comercial” são bárbaros. Vou apontá-los, da maneira que os vi:

– O primeiro é que os pôneis “dançandinho, cantandinho, rebolandinho” tiram qualquer resquício de masculinidade do carro.

– Os pôneis são uma alusão ao My Little Pônei, um desenho com linha de brinquedos para crianças, foco: meninas; eles são praticamente idênticos aos do desenho, inclusive o mundo encantado que se forma dentro do capô; ou seja, um carrinho de brinquedo, um carrinho de criança.

– Quando o pônei diz “ti quiero”, remete aos hermanos, outra fonte de ódio e rivalidade entre os brasileiros alfa, os machões.

– A versão viral é fantástica, principalmente quando a criação deixa claro, com o “pônei do mal”, que a canção é irritante e vai ficar na sua cabeça. É um jingle perfeito sem medo do ridículo porque ele simplesmente não é ridículo é mega inteligente.

Agora esqueçamos os pôneis, imaginem o cara, tarado por carros desse porte, no meio do nada, atolado, o que vai passar pela cabeça dele: essa bosta, me deixando na mão, pqp, eu mereço um carro potente, bruto (traduza-se: potente = carro de gente grande, bruto = carro de macho). É SENSACIONAL, coerente do princípio ao fim. É FANTÁSTICA, trabalhou o intangível da marca (brand equity), mexeu com o ego do público alvo (target), e ainda conquistou muitos fãs, sem contar o óbvio, criança é uma fonte enorme de influência na hora compra e quem está no meio da publicidade sabe disso. Pena que, muito provavelmente, logo será tirada do ar, com certeza o CONAR já está averiguando o caso com pilhas de reclamações, mas o objetivo já foi cumprido, assim como a Devassa da Paris Hilton.

Mas e ai? Onde mais será que podemos aplicar o invisível? Na empresa? Na faculdade? Vamos fazer uma lista de invisíveis?

Flaviana Souza

Sobre o autor: Flaviana Souza

Publicitária (UNIBERO), apaixonada pela área de eventos e com formação em Artes e Design (CDS) e Museologia (MCDB), não fixa-se em apenas uma área. É colunista semanal de As Operárias e do Jundiaí On Line.

Local: REUNIÃO ONLINE (VEJA MAIS DETALHES NO CONTEXTO DESTA PAGINA)
Olá, Amigo(a)

A Polishop, a mesma da TV, conforme publicado na mídia televisiva e impressa, lança seu novo canal denominado Polishop Com Você e recruta para todos os estados brasileiros profissionais dinâmicos, preparados para crescer e obter treinamento qualificado para inserir ao um plano de carreira dentro do seu novo canal.
Os interessados devem estar presentes na sala de conferencia online oficial da Polishop onde mediadores representando a empresa apresentará o modelo de trabalho em que a Polishop estará desenvolvendo inicialmente em nosso país.O Encontro acontecerá por este mês todas as noites as 21h00 no link:Direto: http://Acessa.me/ReuniaoEs​pecialPagina Polishop: http://polishop.com.vc/sit​e/eventos.aspxBasta escrever sua identificação e apertar em OK para acessar a sala.Sua Identificação:

Em “You Name” basta identificar-se como Convidado, da seguinte forma:

Cv – Seu Nome – Sp – Grupo Lider

Cv – Seu Nome – Rj – Grupo Lider

Cv – Seu Nome – MG – Grupo Lider

Cv – Seu Nome – Rj – Grupo Lider

Cv – Seu Nome – BA – Grupo Lider

Note: Identifique seu ESTADO como no exemplo acima.

Veja o Video de lançamento: http://vimeo.com/22655386

Id: GrupoLider
Núcleo de Empreendedores
Associados a Polishop.com.vc
falecom@superpolishop.com

Informações diretas no centro de relacionamento Polishop:

            (11) 3444 0012      
relacionamento@polishop.co​m.vc

Identifique-se pelo convite Id: GrupoLider (tudo junto)

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 07/08/2011, em Destaque Brasil, Economia & Negócios, Pop & Arte, Tecnologia, Videos e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: