Polêmica xenofóbica no Facebook: Post da Coca-Cola em português e uma Mostra do Preconceito ao BRASIL


Graças a um erro técnico, milhões de fãs americanos da página da Coca-Cola, noFacebook, tiveram acesso a uma publicação em português que gerou polêmica e uma série de manifestos preconceituosos por parte dos usuários da língua inglesa, na rede social.

NOTA: AO FIM DESTE POSTE DEIXE SEU RECADO, OU ACEITE AS CRITICAS! PROMOVA SUA OPINIÃO EM TODAS AS REDES SOCIAIS…

A mensagem que dizia “Hoje é o Dia do Estudante! Se você faz parte dessa galera, mostra pra gente dando um Curtir ou comentando aqui. E parabéns ;)” foi publicada na manhã do dia 11 de agosto e tem gerado uma série de comentários malcriados por parte dos americanos no mural da página.

De acordo com um executivo da Coca-Cola, “todas as publicações são geotagueadas para que seus fãs possam ver apenas posts relevantes para a própria língua baseados no endereço de IP que possuem. Americanos os veem em inglês, brasileiros em português e por aí vai. Mas algo deu errado e dois posts, um em português e outro em romeno, estiveram visíveis para todos por pelo menos 10 minutos”.

Post em português visível na página. (Foto: Produção)Post em português, na página. (Foto: Produção)

Rapidamente, a Coca-Cola fez que os países de língua inglesa não conseguissem mais visualizar o post, mas alguns usuários fizeram questão de comentar, enquanto outros defenderam a diversidade. Rodrigo Viotto Chiarato zombou da atitude americana xenofóbica e lembrou que os anúncios da gigante sempre trazem mensagens sobre a diversidade. Logo em seguida, o usuário Cody Greene respondeu “Já que é assim, diga ao seu povo que fique no país e não tente trazer drogas e parentes para cá!”.

Ashley Brown, diretora de comunicações digitais e mídias sociais declarou por email: “Agora, esses posts só serão vistos pelos brasileiros e pelos romenos. Fizemos isso para evitar que os consumidores se confundissem. As publicações continuarão online, onde devem ficar”. A Coca-Cola disse que ainda não pretende postar uma resposta oficial em seu mural acerca do ocorrido.

SERÁ QUE ELA NÃO QUER PERDER ESTE CLIENTES XENOFÓBICOS….

veja o que já rolou:

Facebook EUA é p americanos, n fale português para n receber respostas indesejadas

 06:52 Ontem, por alguns minutos, 1 post na página da Coca Cola no Facebook, escrito em português, apareceu para usuários da rede social nos EUA. A resposta nao foi das mais amigáveis – conforme relata o AdAge, a lista de comentários virou terreno fértil para a xenofobia. ‘Speak English or fucking die!!!’ e ‘We rule! Speak our language’ foram alguns deles, com reaçoes ainda mais exaltadas pedindo que os estrangeiros fiquem exatamente onde estao e, em outras palavras, ‘nao se metam’ com os EUA. Ainda segundo a matéria, o episódio comprova que muitos norte-americanos consideram o Facebook o 51º estado do seu país, um território onde única e exclusivamente 1 idioma pode ser usado – o inglês. Leia na íntegra aqui. Usuarios do Blue Bus o q estao dizendo ou retuitando agora 12/08 Debora Schach

 @MeMuriel: Babacas; @sergiomacedonet:Impressionante essa reação dos americanos no facebook, terão algum motivo especial?;@vidadegayroto: RIDÍCULO!; @gui_pangua: 1 PaÍs De 1º MunDo; @GabrielArruda: Bullshit;@rodrigo_tim: Americanos, paguem a sua dívida!; @ander_viana: pay your bills FDPs! e tem brazuca que “ama” esses cretinos;@koenenkamp: Enfiem onde quiserem;@Percivalli: Eles não se tocaram ainda que viraram os mendigos do planeta; @ulisix:bom, sobrou o orkut né; @maurevel: Voltem pras cavernas!; @henri9ue: É brincadeira isso

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 12/08/2011, em Destaque Brasil, Mundo, Na Social e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. EDUARDO RABELO

    ENGRAÇADO ESSE CARA, OS ESTADOS UNIDOS TÁ DEVENDO ATÉ O C…., TÁ COM UMA REPUTAÇÃO DE CALOTEIRO, ESTA AFUNDANDO A CADA DIA QUE SE PASSA E ESSE BABACA FICA FALANDO DO POVO BRASILEIRO, QUE HOJE TEM DE TUDO, SÓ NÃO TEMOS TYSUNAMES,NEVE,ET,ATENTADOS TERRORISTAS,ESCANDALOS ENVOLVENDO SEGREDOS CABELUDOS DIVULGADOS NA NET, ENFIM SEU BABACA DE UM PAIS FUDIDO QUE NÊM AMIGOS TEM, PONHA-SE EM SEU LUGAR, E CURTA GOSTOSO DE LONGE É CLARO, TUDO QUE NÓS BRASUCAS TEMOS QUE VCS NÃO TEM,HA,HA,HA,HA……

  2. ah isso aí fazer tempestade em copo de água só por causa de meia dúzia de comentários feito por uns babacas
    aida mais feito de supetão sem pensar.
    e outra coisa vai no youtube pra ver a manisfestação dos brasileiros contra americanos que comentam sobre um video brasileiro: não são nada gentis
    e pra finalizar, brasileiro é xereta e metido gosta de dar uma de americano e muitos brasileiros esnobam o brasil, pagando um pau pros yankes

  3. Nali wanda pereira

    quer saber, falta mesmo é educação e falta de respeito entre as pessoas, nao interessa de onde sao. Somos todos nesta terra muito preconceituosos. Tanto aqui no Brasil quanto em qualquer outro país a gente vai encontrar pessoas muito boas e também estas idiotas. Agora o pior que eu acho é uma pessoa em vez de investir suas energias em desfrutar do mundo,e de suas diversidades, curtir culturas diferentes, comida, religiao, acaba passando a maior parte da vida sentado num toco curtindo ódio de um povo e país que nem conhece.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: