Nova descoberta pode levar a remédio que impeça câncer de se espalhar


Uma nova pesquisa descobriu que as células cancerosas podem “se empurrar” para fora de tumores, o que oferece pistas para novas drogas que previnam o câncer de se espalhar.

Os cientistas identificaram uma proteína chamada JAK, que ajuda as células cancerosas a gerar a força necessária para se mover. Eles disseram que as células cancerosas se contratam que nem células musculares, para forçar seu caminho para fora do tumor e ao redor do corpo.

Quando o câncer se espalha, um processo conhecido como metástase, se torna mais difícil de tratar, já que tumores secundários tendem a ser mais agressivos. Os especialistas acreditam que 90% das mortes relacionadas ao câncer ocorrem após a metástase.

Os pesquisadores analisaram os produtos químicos envolvidos na migração celular do melanoma (câncer de pele), e chegaram a conclusão de que as células cancerosas podem se mover de duas maneiras. Elas podem se “cotovelar” para fora de um tumor, ou o tumor em si pode formar corredores para as células escaparem.

“Os dois processos são controlados pela mesma substância química. A força é gerada pelo mesmo mecanismo, a mesma molécula, chamada JAK”, disse Chris Marshall, pesquisador do estudo.

A JAK não é uma nova culpada quando se trata de câncer. A proteína já foi relacionada à leucemia, por isso alguns medicamentos já estão sendo desenvolvidos para alvejá-la. “Nosso novo estudo sugere que essas drogas também podem parar a propagação do câncer”, afirma Marshall.

Assim, nos próximos anos, os pesquisadores vão testar se alguns agentes são capazes de parar a propagação. Ensaios clínicos devem vir em breve. Seria um grande avanço no tratamento do câncer impedir a sua propagação.

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 17/08/2011, em Mundo, Saúde, Tecnologia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: