Após impasse, cargas radioativas seguem para Caetité


Caraga segue escotada por 160 policiais para CaetitéO impasse sobre o destino das cargas de urânio que estavam paradas no pátio da Polícia Militar de Guanambi há quatro dias foi resolvido após reunião nesta quinta-feira (19). Os caminhões devem levar o material radioativo para Caetité, destino original da carga, ainda hoje. As informações são da TV Bahia.

A comissão formada para discutir o assunto entrou em acordo com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Como condição, a carga permanecerá lacrada até que questões referentes ao processamento sejam finalizadas.

Para garantir o transporte da carga, 160 policiias militares do 17º Batalhão e da Companhia de Ações Especiais do Sudoeste irão acompanhar a viagem do urânio, impedido de entrar na cidade na segunda-feira por moradores. Segundo o capitão Marcelo Pitta, assessor de comunicação da PM, declarou à “Folha Online“, não se trata de uma escolta, mas sim de uma maneira de garantir a integridade das pessoas envolvidas.

Nesta quinta, a população de Guanambi protestou contra a permanência da carga na cidade. Mais de 500 pessoas foram até o 17º Batalhão de Polícia Militar exigindo que o material radiotiavo fosse imediatamente retirado do município. No total, os nove caminhões com a carga totalizam mais de 90 tonaledas.

Também nesta quinta, representantes do Greenpeace estiveram em Guanambi para acompanhar as reuniões. Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) examinaram as cargas e concluíram que não se trata de lixo radioativo, e sim de material similar ao que já é fabricado em Caetité pela INB.

Sobre informe24horas

Informe24horas o seu canal de noticias em primeira mão!

Publicado em 20/05/2011, em Destaque Brasil e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário